quarta-feira, 25 de março de 2015

A cada 10g de álcool ingerido aumenta risco de câncer de fígado

vinhos
Se você está acostumado a ingerir álcool, cuidado. Dados do Centro Mundial de Pesquisa de Câncer indicam que apenas três drinques por dia são suficientes para aumentar as chances de ter câncer de fígado. As informações são do Daily Mail.
Os riscos da doença aumentam em 4% a cada 10g de álcool, cerca de um copo. A pesquisa também mostrou uma ligação entre obesidade e câncer de fígado e apontou o café como uma bebida capaz de proteger o organismo.
“Três drinques ou mais de bebidas alcoólicas por dia são suficientes para causar câncer de fígado. Antes não havia certeza sobre a quantidade de álcool que poderia levar a doença, mas a pesquisa mostrou os dados específicos”, disse a diretora do centro de pesquisas, Amanda McLean.
Realizado com mais de 8 milhões de pessoas, das quais 24.500 tinham câncer de fígado, o estudo concluiu que o recomendável é que as mulheres consumam apenas um drinque por dia, e os homens dois.
“Para reduzir as chances de desenvolver um câncer por conta do álcool, é melhor consumir dentro dos limites: 175 ml de vinhos com 13% de teor alcoólico ou um copo e meio de cerveja”, informa a médica Sarah Jarvis.
Os pesquisadores alertam que o nível de álcool não é o responsável pelo câncer, mas que aumenta significativamente as chances.
“O câncer de fígado é raro: um em 100 homens e uma a cada 200 mulheres têm. Mas, se você já tem o costume de beber muito seus riscos aumentam”, alerta o professor da Universidade de Cambridge, David Spiegelhalter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário